Oscar Niemeyer fez história na arquitetura mundial e a arquitetura hoteleira não ficou de fora das suas curvas em concreto que tornavam seu estilo inconfundível.
Grande Hotel – Ouro Preto
Em 1938, o governo de Minas Gerais decidiu construir um hotel em Ouro Preto para incrementar o turismo na cidade. A elaboração do projeto arquitetônico ficou a cargo do SPHAN (Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
O arquiteto do estado sugeriu diversos projetos, todos em pesado estilo barroco. Em uma de suas viagens, o então jovem Oscar Niemeyer o acompanhou e, sem compromisso, desenhou à mão livre a silhueta de um prédio para o hotel. Depois de apresentada, chamou a atenção de todos pela independência das ideias e, especialmente, pela autenticidade do projeto. Ao invés de imitar o barroco, criava a marca de ser um projeto novo, em um contexto barroco, contrastando assim com a arquitetura colonial do século XVIII.
Assim o órgão público passou a adotar, a partir daí a postura de não imitar o barroco em projetos novos e sim utilizar projetos que tenham a identidade da época de sua concepção, em contraste com o existente. A construção do Grande Hotel foi concluída em 1944 com sua escada curvada e grandes janelas de vidro contrastando com os casarões antigos.
Postado por Carlos
Nenhum comentário:
Postar um comentário