5 de dezembro de 2014

Ron Mueck, na Pinacoteca de SP

Na ultima terça-feira 02/12, tive a oportunidade de ir a Pinacoteca de SP, onde esta sendo apresentado a exposição do artista Ron Mueck. Concebida pela Fondation Cartier pour l’art contemporain, Paris, com curadoria de seu diretor, Hervé Chandès, e de sua curadora associada Grazia Quaroni, a mostra veio a São Paulo após exposição no Museu de Arte do Rio de Janeiro e na Fundación PROA, Buenos Aires. Ron Mueck se inscreve na tradição escultórica de representação da figura humana. Os temas, materiais e técnicas utilizados fazem dele um autor original, inovador e contemporâneo. Suas esculturas cativam pela mudança nas dimensões de escala e realismo dos personagens, cujos gestos sutilmente expressam situações cheias de vida e mistério.

Mais sobre a exposição:

 Ron Mueck é um evento incomum e fez sucesso por onde passou, Japão, Austrália, Nova Zelândia, México, Buenos Aires e Rio de Janeiro. Mueck trabalha lentamente seu pequeno estúdio no norte de Londres, onde o tempo é um importante elemento para o seu processo criativo. O detalhe de suas figuras humanas é meticuloso, com mudanças surpreendentes de escala que estão longe do realismo acadêmico, hiper-realismo ou da pop art. Suas obras não descrevem pessoas reais ou situações, mas a obsessão com a verdade falada de um artista que busca a perfeição e é extremamente sensível com a forma e a matéria. Empurrando a verossimilidade ao limite, Mueck cria obras secretas, meditativas e fascinantes. Uma mãe com seu filho, casais jovens ou adultos que variam entre estados de tensão e calma e um homem nu em um barco à deriva, são algumas das imagens que fazem parte da exposição. Obras que encerram uma interioridade vital e profunda, capazes ao mesmo tempo de expressar a perfeição técnica do artista e sua obsessão com a verdade.

SlideShow

Mueck utiliza materiais como resina, fibra de vidro, silicone e acrílico para reproduzir fielmente cada detalhe da anatomia humana e construir esculturas que tematizam pinturas de vida e morte. Suas obras evocam uma espécie de realismo que é ao mesmo tempo íntimo e monumental. Em diferentes escalas, o artista amplia ou reduz muito o tamanho dos corpos para criar situações que movimentam o espectador.



INGRESSOS
# Devem ser adquiridos diretamente na bilheteria da
Pinacoteca, valendo somente para o dia e hora da compra.

# O valor da entrada é R$ 6. Toda quinta apó s as 17h e aos
sábados a entrada é gratuita.

# Estudantes com carteirinha pagam meia-entrada. Crianças
com até 10 anos e idosos maiores de 60 anos não pagam.

# Facilite a compra, tenha dinheiro trocado e comprovante de
meia-entrada em mãos.

HORÁRIO DE VISITAÇÃO
# Terça a domingo, das 10h às 18h e de quinta das 10h às 22h.

Postado po: Patrick

Nenhum comentário:

Postar um comentário